Estiagem compromete produção do milho safrinha na região - TNOline
Mais lidas
ícone home

Região

Região

Estiagem compromete produção do milho safrinha na região

ícone camera Foto por Reprodução
Escrito por Ivan Maldonado
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A falta de chuva no mês de abril já comprometeu o desenvolvimento do milho safrinha no Vale do Ivaí. A última precipitação registrada na região foi no dia primeiro de abril, quando choveu 13,2 mm. No ano passado, por exemplo, choveu ao longo do mês 189 mm. O índice registrado também está muito abaixo média histórica de 132 mm. É a maior seca registrada no mês nos últimos oito anos na regional. 

Com a ausência de chuva, as projeções para a colheita de milho safrinha estão sendo reduzidas. O Departamento de Economia Rural (Deral), do escritório regional de Ivaiporã da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), confirma uma redução de 30%. A expectativa inicial de colher, em média, 240 sacas por alqueire, o que corresponde a um volume de 6 mil quilos por hectare. Agora, a estimativa é de uma produção de 168 sacas.

Conforme o agrônomo Randolfo Oliveira, do escritório regional do Deral de Ivaiporã, normalmente o mês de abril é de poucas chuvas, porém, este ano surpreendeu. “Historicamente o mês é pouco chuvoso e com temperatura alta. Geralmente passa a primeira quinzena bem seca, e a partir do dia 18 ocorrem as precipitações que se prologam para o início de maio. Com isso, o solo está ressecado, comprometendo toda a produção”, assinala Oliveira. 

Na regional de Ivaiporã, que tem área de abrangência de 22 municípios, a área cultivada com o grão é 50,3 mil de hectares. “A fase em que o milho safrinha mais precisa de chuva é entre o pendoamento e a maturação e o veranico atingiu as lavouras aqui da região justamente nessa fase. Se o tempo continuar seco, novos cortes poderão ser feitos na projeção, especialmente nas áreas plantadas mais tarde”, afirma. 

Segundo técnico do Deral, Mario Iurino, que atende a região de São João do Ivaí, o cenário tende a ser ainda pior. "O milho aqui em São João está horrível, e a previsão não é muito animadora para os próximos 10 dias. De agora em diante, a cada dia que se passa sem chuva a condição é agravada", relata. 

Deixe seu comentário sobre: "Estiagem compromete produção do milho safrinha na região"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.