Secretário nacional é novo presidente do conselho do Porto de Paranaguá - TNOline
Mais lidas
ícone home

Paraná

Paraná

Secretário nacional é novo presidente do conselho do Porto de Paranaguá

ícone camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, é o novo presidente do Conselho de Administração da Autoridade Portuária de Paranaguá. O colegiado é responsável pela orientação geral dos negócios da empresa pública Portos do Paraná.

De acordo com o presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia, a vinda de Piloni reforça o posicionamento do porto paranaense no mercado nacional.

Ele destacou a importância do colegiado para transformar a administração portuária em referência operacional e de gestão. “O conselho é uma instituição que tem poder decisivo e de gestão. Temos uma atuação muito próxima, baseada na transparência e no diálogo. Por isso, a vinda do secretário Piloni é positiva para atuar na condução das diretrizes estratégicas, pensando no futuro”, disse.

“Me sinto muito honrado, porque sei da importância deste colegiado e do Porto de Paranaguá para o Brasil, especialmente no momento que vivemos”, destacou Piloni, que já participava como conselheiro desde o último dia 31 de julho. “Nós, enquanto conselho, devemos pensar em temas estratégicos, de cultura e gestão. Como o porto já têm uma operação eficiente, com muita qualidade nos serviços prestados, a intenção é focar nas questões gerenciais e de planejamento”, completou.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília e especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal de Santa Catarina, o secretário foi, no último ano, conselheiro e presidente do Conselho de Administração do Porto de Santos.

TRANSPARÊNCIA – Segundo a empresa pública, participação do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários é considerada estratégica para trazer novos investimentos para os portos do Paraná. O Estado foi o primeiro do Brasil a receber autonomia para administrar contratos de exploração de áreas, com a assinatura do convênio de delegação de competência, em agosto de 2019.

Além disso, em maio de 2020, a União renovou com o Governo do Estado o Convênio de Delegação para a exploração dos portos de Paranaguá e Antonina por mais 25 anos. O aditivo criou o assento para o Ministério da Infraestrutura no Conselho.

O nome de Piloni foi aprovado na Assembleia Geral Extraordinária, nesta quinta-feira (27). A eleição do novo presidente foi unanime, depois da renúncia do engenheiro agrônomo, consultor de logística da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e representante do grupo empresarial G7, Nilson Hanke Camargo, que continua no grupo como conselheiro

“O conselho é responsável por decisões estratégicas e cabe ao colegiado analisar e aprovar todos os processos acima de R$ 500 mil que estejam sendo conduzidos pela diretoria”, explicou Camargo, que faz parte do Consad desde 2014 e que segue como substituto do presidente.

CONSAD - O Conselho de Administração é formado membros representantes da União, Governo do Estado, dos trabalhadores portuários e da classe empresarial. Os mandatos são de dois anos, para titulares e suplentes. São realizadas reuniões mensais ordinárias, conforme calendário preestabelecido, além de eventuais reuniões extraordinárias, quando necessário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
ícone facebook
ícone whatsapp
ícone linkedin
ícone twitter

Deixe seu comentário sobre: "Secretário nacional é novo presidente do conselho do Porto de Paranaguá"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.