Homem que cometeu crime de injúria homofóbica contra a irmã é denunciado - TNOline
Mais lidas
ícone home

Paraná

Telêmaco Borba

Homem que cometeu crime de injúria homofóbica contra a irmã é denunciado

ícone camera Foto por Débora Dias
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Juízo da Vara Criminal de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, recebeu denúncia apresentada pelo Ministério Público do Paraná contra um homen de 54 anos por diversos crimes contra a própria irmã – entre eles, o crime de homofobia (injúria homofóbica). Conforme a denúncia, o homem descumpriu medida de proteção que proibia que ele se aproximasse da irmã, proferiu ameaças contra ela e a perseguiu e ofendeu diversas vezes, especialmente em função de sua orientação sexual.

A denúncia por homofobia tornou-se possível recentemente, a partir de interpretação da Ação Direta de Inconstitucionalidade 26-DF, em que o Supremo Tribunal Federal entendeu pela possibilidade de tipificação do delito de racismo (previsto na Lei 7.716/1989) por razões de homofobia ou transfobia.

Como consequências de a injúria homofóbica ser enquadrada como de cunho racista, a pena em caso de condenação é elevada para um a três anos de reclusão e multa. Além disso, a ação penal pode ser proposta diretamente pelo Ministério Público, desde que com representação da vítima (ação penal pública condicionada).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
ícone facebook
ícone whatsapp
ícone linkedin
ícone twitter

Deixe seu comentário sobre: "Homem que cometeu crime de injúria homofóbica contra a irmã é denunciado"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.