Paraná apresenta ações contra a corrupção em encontro nacional - TNOline
Mais lidas
ícone home

Cotidiano

Cotidiano

Paraná apresenta ações contra a corrupção em encontro nacional

ícone camera Foto por Reprodução
Escrito por Agência de notícias do Paraná
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O resultado abaixo da média obtido pelo Brasil no Índice de Percepção da Corrupção 2019 mostra que o Paraná está no caminho certo ao adotar mecanismos que permitam combater o problema no serviço público estadual. O ranking foi apresentado nesta quinta-feira (23) pela organização Transparência Internacional, que organizou debates sobre o assunto. O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, foi convidado para participar de um dos painéis.

Pelo ranking produzido pela entidade, na escala entre mais corrupto (índice zero) e o menos corrupto (índice 100), o Brasil alcançou 36, o mesmo obtido no levantamento de 2018. Esse resultado coloca o País na 106ª posição entre os 180 avaliados, atrás de países como Uruguai (21ª), Chile (26ª), Argentina (45ª), Cuba (60ª) e Equador (93ª). Nas melhores posições ficaram Dinamarca e Nova Zelândia, com o índice 87, e Finlândia, com 86, e a média ficou no índice 43.

A CGE paranaense passou por capacitação na Dinamarca, no ano passado, e diversas ações anticorrupção já começaram a ser implantadas. “Vamos manter o foco, o trabalho e a determinação para melhorarmos nossa posição nesse importante ranqueamento. O Paraná fará sua parte para melhorar a posição do Brasil”, completou Siqueira.

INOVAÇÃO – Siqueira apontou a implantação do Programa de Integridade e Compliance em todos os órgãos e entidades do Poder Executivo, iniciado no ano passado, como carro-chefe do combate à corrupção no Estado. “Este programa engloba, entre outras atividades, o mapeamento de riscos a atos ilícitos e medidas ou mecanismos de mitigação dessas ameaças à integridade do serviço à população”, explicou o controlador-geral do Paraná.

No debate estavam representantes de outros estados, que também estão adotando medidas de combate à corrupção. O Paraná foi o primeiro estado a implantar, por força de lei, o Programa de Integridade e Compliance, e, segundo o controlador-geral, é visto como referência nesta inovação. Porém, ele ressaltou a qualificação técnica como fundamental para o sucesso do Programa. “A Controladoria-Geral do Estado tem promovido capacitações para formar agentes de controle interno, de transparência e de ouvidoria, além de campanhas de conscientização sobre a participação de cada servidor neste processo”.

DIFERENCIAL – Siqueira explicou aos outros participantes do encontro a importância do comprometimento do servidor, desde o alto escalão. “Percebemos o engajamento do servidor, que demonstrou ansiedade por ver os resultados. Ele sente que faz parte desse processo de construção de uma administração inovadora no trato dos recursos públicos e na proteção dos procedimentos contra interesses escusos”, afirmou o controlador-geral.

Além da movimentação do servidor para o papel ativo no combate à corrupção, Siqueira destacou que um dos resultados esperados com a implantação do Programa de Integridade e Compliance é dar ao Paraná um diferencial competitivo. “A iniciativa privada procura uma entidade em que possa confiar para se relacionar, assim como as pessoas. É isso que buscamos no Estado, pela confiança das empresas atrair mais investimentos e, assim, oferecer um ambiente de desenvolvimento aos paranaenses”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
ícone facebook
ícone whatsapp
ícone linkedin
ícone twitter

Deixe seu comentário sobre: "Paraná apresenta ações contra a corrupção em encontro nacional"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.