Deputados paranaenses discutem criação do TRF no Paraná - TNOline
Mais lidas
ícone home

Cotidiano

Cotidiano

Deputados paranaenses discutem criação do TRF no Paraná

ícone camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A bancada do Paraná no Congresso Nacional se reuniu, nesta quarta-feira (11), com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha. Na ocasião, discutiram sobre o pedido de apensamento do Projeto de Lei 5977/2019, que amplia os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs), ao PL 5919/2019, que cria o TRF da 6ª Região, para que ambos tramitem em caráter de urgência.

De acordo com o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) a criação do TRF no Paraná já vem sendo discutida há alguns anos. “A instalação do TRF em Curitiba vai acelerar a tramitação de processos, além de facilitar o acesso do paranaense à justiça”, defendeu o parlamentar.

Atualmente existem cinco TRFs no Brasil, cada um atendendo uma região específica do país. Uma emenda constitucional promulgada pelo Congresso, em 2013, previa a criação de mais quatro tribunais federais, com sedes em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. Os novos tribunais deveriam ser instalados no prazo de seis meses, a partir da promulgação. No entanto, só em setembro deste ano o STJ aprovou a criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), com jurisprudência em Minas Gerais.

Estiveram presentes no encontro membros da Fecomércio/PR, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, da OAB/PR, do Movimento Pró-Paraná, da Associação Comercial do Paraná, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), na pessoa do seu presidente, o juiz Fernando Marcelo Mendes. Todos pela Justiça Federal no Paraná.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
ícone facebook
ícone whatsapp
ícone linkedin
ícone twitter

Deixe seu comentário sobre: "Deputados paranaenses discutem criação do TRF no Paraná"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.