Após evacuação, parque de diversões recebe licença para funcionar, em Apucarana - TNOline
Mais lidas
ícone home

Apucarana

Apucarana

Após evacuação, parque de diversões recebe licença para funcionar, em Apucarana

ícone camera Foto por Reprodução
Escrito por Aline Andrade
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Após ter a licença negada e até mesmo precisar ser evacuado, o parque de diversões instalado próximo a rodoviária, em Apucarana, recebeu nesta quinta-feira (13), a licença dos bombeiros para funcionamento.

De acordo com uma nota divulgada pela comunicação social do 11° Grupamento de Bombeiros de Apucarana, "os requisitos que estavam em desconformidade com as normas vigentes pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, colocando em risco as pessoas que frequentassem o local, foram ajustados". 

Na terça-feira (11), o setor de vistorias dos bombeiros solicitou apoio a Polícia Militar (PM), para evacuar o parque de diversões. Segundo a corporação, o empreendimento não estava autorizado a funcionar por não atender requisitos de segurança e reabriu após ter sido formalmente interditado.

O proprietário do parque, de 36 anos, foi levado ao cartório da PM para a confecção de um Termo Circunstanciado. Conforme os Bombeiros, faltavam os requisitos mínimos de segurança como extintor, iluminação, saída de emergência e rota de fuga. 

Na quarta-feira pela manhã, o dono do parque retornou até o quartel dos bombeirosara pedir informações sobre o que deveria ser feito. Agora, de acordo com os bombeiros, tudo está regularizado, e a licença para funcionamento foi concedida.

Confira a nota divulgada pelos bombeiros na íntegra:

"Na sexta-feira, 7 de fevereiro, o responsável por um parque de diversões que seria instalado em Apucarana, próximo à Rodoviária, veio até o quartel do Corpo de Bombeiros, na Seção de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, com o intuito de solicitar vistoria em seu evento. 
Militares foram ao local e, após análise, constatou-se que não havia requisitos mínimos de segurança (extintores de incêndio, sinalização de emergência, rotas de fuga, iluminação de emergência), além de outras insuficiências apuradas como brinquedo com guarda-corpo irregular, estabilização precária de brinquedos, fiação elétrica exposta entre outros.
Em virtude disso, o Corpo de Bombeiros não emitiu o Certificado de Vistoria, documento necessário para funcionamento da atração. 

Mesmo sem o Certificado, o parque abriu normalmente e, por conta disso, o Corpo de Bombeiros voltou ao local na segunda-feira (10/02) para notificação e interdição do local. 
A Lei Estadual nº 19.449/2018 regula o exercício do poder de polícia administrativa pelo Corpo de Bombeiros Militar no âmbito do Estado do Paraná e institui as normas gerais para a fiscalização e a execução das medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres nas edificações, estabelecimentos, áreas de risco e eventos temporários, com objetivo de proteger a vida das pessoas e reduzir danos ao meio ambiente e ao patrimônio em caso de sinistros. Tendo por base esta legislação, e considerando-se que o responsável pelo parque desacatou uma ordem reabrindo o parque, o Corpo de Bombeiros atuou, novamente, na terça-feira, evacuando o parque e conduzindo o rapaz, com o apoio da Polícia Militar, ao 10º Batalhão a fim de confecção de Termo Circunstanciado por desobediência. 

Com o intuito de regularizar o local, na quarta-feira pela manhã o responsável pelo estabelecimento veio até o quartel para pedir informações sobre o que deveria ser feito. Foram repassadas as irregularidades e uma nova vistoria foi agendada. No período da tarde, após vistoria, atestou-se que os requisitos que estavam em desconformidade com as normas vigentes pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, colocando em risco as pessoas que frequentassem o local, foram ajustados. Na manhã seguinte, foi apresentado o laudo de montagem dos brinquedos por engenheiro responsável, certificando a segurança, e, por fim, nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, foi concedido o Certificado de Vistoria pelo Corpo de Bombeiros para o funcionamento", diz a nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
ícone facebook
ícone whatsapp
ícone linkedin
ícone twitter

Deixe seu comentário sobre: "Após evacuação, parque de diversões recebe licença para funcionar, em Apucarana"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.